"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 21 de agosto de 2010

A Promessa do Espírito


Por John Stott

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas [...] até os confins da terra.” (Atos 1.8)

No período de quarenta dias entre a Páscoa e a Ascensão, Jesus concentrou seu ensino em dois tópicos principais: o reino de Deus e o Espírito de Deus, cuja chegada Ele, o Pai (no antigo testamento) e João Batista haviam prometido. Parece que Jesus relacionou os dois tópicos, como fizeram os profetas no Antigo Testamento, afirmando que o derramamento do Espírito seria uma das maiores bênçãos do reino do Messias. A compreensão dos apóstolos em relação a esses acontecimentos, no entanto, parece ter sido confusa, como fica evidente na pergunta que eles fizeram a Jesus: “Senhor, é nesse tempo que vais restaurar o reino de Israel?” (v.s). Há vários erros nessa pergunta.

Primeiro, ao perguntar sobre a restauração do reino, fica claro que os apóstolos ainda sonhavam com a libertação política de Roma. Ao responder a eles, porém, Jesus afirma que o Espírito Santo lhes daria poder para testemunhar. O reino de Deus é a implantação de Seu governo sobre Seu povo. Ele é propagado por meio de testemunhas, não de soldados, através do evangelho da paz, não de uma declaração de guerra.

Segundo, ao perguntar sobre a restauração de Israel, fica evidente que os apóstolos ainda alimentavam aspirações limitadas ou nacionalistas. Eles esperavam que Jesus restaurasse a independência política de Israel, recuperada pelos macabeus durante um curto período no segundo século antes de Cristo. A reposta de Jesus ampliou seus horizontes. Eles começariam a testemunhar em Jerusalém, continuariam pela região da Judéia e chegariam “até os confins da terra”.

Terceiro, ao perguntar se Jesus iria restaurar o reino de Israel “nesse tempo”, eles estavam sendo presunçosos, como se já soubessem a resposta. Jesus começa dizendo que não lhes cabia saber tempos e datas que o Pai havia estabelecido pela Sua própria autoridade, e em seguida diz aquilo que deveriam saber: eles receberiam poder do Espírito para testemunhar “até os confins da terra”. Na verdade, o tempo entre o pentecostes e a parousia (que seja longo ou curto), deve ser preenchido com a obra missionária da igreja por todo o mundo.

Para saber mais: Atos 1.1-8   

Texto retirado do Devocionário A Bíblia Toda, O Ano Todo Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse, de John Stott, Tradução Jorge Camargo, Editora Ultimato.    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário