"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inútil


Leitura Bíblica: Jeremias 7.9-15
Por Teodoro Laskowski, Abbotsford, Candá


“Aproxime-se de Deus, e Ele se aproximará de você" (Tiago 4.8)

O autor do Salmo 127 declara que se alguém não tiver o Senhor por dono de um projeto, não adianta trabalhar na obra. Não será bem sucedido, e ninguém quer isso! Entretanto, milhares de pessoas seguem atividades inúteis, como venerar um certo lugar e seguir uma rotina de ritos religiosos.

No trecho lido hoje, Jeremias prega contra o seu povo, que leva uma vida deplorável, tentando encobrir tudo com a adoração habitual no templo de Deus. Pensam que, por sua lealdade ao templo, o Senhor os aprovará. Diante disso, como o porta-voz do Senhor, Jeremias denuncia o povo que se mostra religioso sem, contudo, mudar suas práticas pecaminosas.

Declara que, por essa mesma razão, Deus abandonou Siló, sua primeira habitação em Israel. Da mesma maneira, o templo em Jerusalém não os poderia defender contra a vinda do castigo, o cativeiro. Sua gritante hipocrisia nacional era confiar na lealdade tradicional ao templo sem se importar em deixar os seus pecados e demonstrar seu amor a Deus.

Hoje podemos cair no mesmo erro. Podemos ler a Bíblia, ouvir programas evangélicos no rádio e assistir aos cultos na igreja de modo costumeiro, sem aplicar as verdades bíblicas à nossa vida cotidiana. Os conflitos domésticos não mudam, nem as relações com os vizinhos e outros. Exigimos a honestidade de outras pessoas sem dar o exemplo.

Se não cultivarmos uma relação íntima com Cristo, viveremos de consciência pesada porque perdemos a oportunidade de testemunhar da nossa fé. Com paciência, Deus espera que confessemos nossos pecados e faltas, pedindo perdão ou a graça de nos aproximar Dele de coração.

Seguir o versículo acima evita um “templo” de uma vida religiosa rotineira, de atividades repetidas e inúteis. Para agradar a Deus, que tanto nos ama e quer o nosso bem, aproximemo-nos Dele com amor e sinceridade! 

Deus quer que nós mesmos sejamos o Seu templo.

Pão Diário 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário