"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 7 de agosto de 2010

Deus Fala!

Por Vanessa Weiler Ribas
LEITURA BÍBLICA: 1 Samuel 3.1-10

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras... mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho” (Hb 1.1-2),

Após seu milagroso nascimento – sua mãe era estéril – Samuel foi dedicado ao Senhor e passou a morar com o sacerdote Eli. Foi ali, no santuário, que Deus falou com ele. Mas demorou para que ele percebesse que era a voz divina que ouvia. O que é preciso para ouvir a voz de Deus?

1. Conhecer Deus. Samuel ainda não conhecia o Senhor (v7) e pensou que a voz fosse de Eli – a quem conhecia. Quem conhece Deus distingue Sua voz, mesmo em meio ao barulho da vida cotidiana.

2. Querer ouvir. É preciso buscar a Deus e prestar atenção quando Ele fala. No v1, lemos que raramente o Senhor falava naqueles dias. Analisando a família do próprio líder espiritual (2.12-17), podemos concluir que não havias muitos dispostos a ouvir a Deus. Porém, no v21 lemos que o Senhor continuou aparecendo a Samuel – agora sim, alguém queria ouvir!

3. Disposição para obedecer. Samuel foi obediente mesmo quando não concordava com Deus – por exemplo, quando Israel pediu um rei, Samuel protestou, mas foi obediente e ungiu Saul (8.6...). Quando Deus fala, espera que nossa resposta seja a obediência. Porque confiamos Nele, sabemos que obedecer é sempre melhor.

Deus falou com Samuel, Moises, Abraão, Josué e tantos outros personagens da Bíblia. Mas será que ainda fala hoje? Ele o chamou na última noite? Algum anjo veio lhe dar instruções? No versículo em destaque vemos que Deus fala, e muito alto, por meio de Cristo. Deus gritou na cruz, anunciando a salvação a todos.

Não espere que Deus mande anjos, queime arbustos, use sonhos ou fale diretamente com você. Procure sua voz na Bíblia, onde Deus se revela aos homens, na orientação do Espírito Santo e na obra de Cristo para salvar a humanidade pecadora.

Deus fala! Você tem ouvido Sua voz? Tem buscado um relacionamento com Ele? Tem obedecido ao que Ele diz?

Deus começa a falar pela Bíblia e usa nossa obediência para continuar.
         
Pão Diário nº 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário