"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Novo Templo

Por John Stott

Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias, desça da cruz e salve-se a si mesmo.” (Marcos 15.29-30)

Eis aqui mais um abuso cometido pelos líderes judeus contra Jesus enquanto Ele estava na cruz. Ele diz respeito ao ensino de Jesus sobre o templo e merece a nossa reflexão hoje.

Comecemos pela atitude respeitosa do Senhor para com o templo como a casa de Deus. Jesus, é claro, conhecia a história de Israel. Estava bem familiarizado com a sequência de eventos do tabernáculo ao deserto, do primeiro templo construído por Salomão ao segundo templo iniciado após o exílio babilônico, e ao terceiro de Herodes, ainda em construção. Em cada um desses edifícios havia um santuário interno, ou o Santo dos Santos, no qual a glória shekiná, símbolo da presença de Deus, podia ser vista. Deus habitava no meio do seu povo, e o templo era o foco de sua vida espiritual.

Mas Jesus ficou chocado com a profanação do templo em seus dias, que servia para fins comerciais. A casa de oração havia se tornado um covil de salteadores. Assim, Jesus fez mais que purificar o templo; ele previu a sua destruição e a sua substituição: “Destruam esse templo, e eu o levantarei em três dias” (Jô 2.19). Seus ouvintes interpretaram o significado de suas palavras de modo totalmente equivocado. Eles protestaram afirmando que o templo de Jerusalém havia permanecido em construção por quarenta e seis anos; como seria possível reconstruí-lo em três dias? A afirmação era absurda.

João, no entanto, explicou que Jesus estava se referindo ao Seu corpo ressuscitado, que se tornaria um novo templo, o foco da nova comunidade messiânica. No futuro, mesmo quando apenas dois ou três discípulos estivessem reunidos em Seu nome, Ele estaria ente eles. (Mat 18.20)

Os contemporâneos de Jesus nunca esqueceram essa palavra. As falsas testemunhas relembraram o Sinédrio sobre elas. Enquanto Jesus estava na cruz, os sacerdotes zombavam de Sua profecia de um novo templo. As cartas do Novo Testamento, contudo, revelam essa profecia. O velho templo foi destruído no ano 70 depois de Cristo, mas agora a comunidade messiânica e ressurreta de Jesus é o novo templo, a habitação de Deus por meio do Seu Espírito (veja 1Co 3.16).

Para saber mais: Efésios 2.11-22

Texto retirado do Devocionário A Bíblia Toda, o Ano Todo Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse, de John Stott, Tradução Jorge Camargo, Editora Ultimato.     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário