"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O chamado dos gentios


por João Calvino

"Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos." Malaquias 1.11

Os profetas prometeram aos judeus que os gentios se juntariam a eles, conforme o faz Zacarias: “Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens (…) na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (Zc 8.23). Seria, então, a mais alta honra para o povo judeu se tornar mestre de todas as nações, para as instruir na verdadeira religião. Assim também afirma Isaías que todos os que antes eram estranhos se tornariam discípulos do povo eleito, de maneira que se submeteriam de bom grado ao seu ensinamento. Mas visto que os judeus caíram do seu lugar, os gentios os sucederam e lhes ocuparam a posição. De acordo com isso foi que Cristo ameaçou os homens de seus dias: “o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos” (Mt 21.43). Aqui está claramente provado o chamado dos gentios, porque sem o ensinamento da verdade o nome de Deus não pode ser grandioso. Logo, é exatamente como se o profeta dissesse que a lei, que fora dada aos judeus, seria proclamada entre todas as nações.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como não nos deixas hoje sob as sombras da lei, pela qual instruíste a descendência de Abraão, mas nos chamas para serviço muito mais excelente, para nos consagramos de corpo e alma como sacrifício a ti e oferecermos não só a nós mesmos, mas também sacrifícios de louvor e súplica; assim também consagres por meio de Cristo, teu Filho, todos os deveres religiosos que requeres de nós, — ó concede que busquemos a verdadeira pureza e lutemos para que o culto que te prestamos em sinceridade de coração seja aprovado por ti e assim possamos professar e invocar com reverência o teu nome, para que se saiba que em nós se cumpriu de fato o que declaraste pelo teu profeta: que certamente o teu nome será magnificado e celebrado por todo o mundo, assim como no-lo foi dado a conhecer na pessoa do teu Filho unigênito. Amém.


Fonte: Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 114 e 115. Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário