"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Deus verdadeiro

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 32.1-22
Por Vanessa Weiler Ribas

“Saibam que o Senhor, o seu Deus, é Deus...que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Mas àqueles que o desprezam, retribuirá com destruição” (Deuteronômio 7.9-10)

Numa época de tanta confusão religiosa, com soluções mágicas e deuses para todos os gostos e demandas, as pessoas têm dificuldade em identificar o que é verdade e o que não é. Há os que afirmam haver muitos caminhos para chegar a Deus, enquanto outros negam mesmo que possa existir um Deus. Alguns até defendem que o verdadeiro caminho é o próprio homem, que poderia tornar-se deus. Tantas teorias aceitas como verdades fazem com que muitos duvidem se a Bíblia está mesmo correta ao afirmar que o único Deus é o que seguimos.

Diante de tantas opções, em que você realmente crê? O texto de hoje mostra um rei orgulhoso de seus feitos, pronto a conquistar Judá. Sua estratégia foi desacreditar o rei Ezequias e principalmente o Senhor, tratado como um deus qualquer. Senaqueribe insultou a Deus, desafiando seu poder. Ezequias encorajou o povo, dizendo: “Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas” (v8). Os assírios não sabiam do que o Deus verdadeiro é capaz, e pagaram co suas próprias vidas por suas ofensas.

Eles tinham conhecido vários deuses, mas sendo apenas ídolos, estes não puderam defender os povos que os adoravam. Por que com o Deus de Judá seria diferente? Porque Deus é o único e verdadeiro Deus, que cuida de seu povo e o protege, não engana ninguém, é fiel e age para sua própria glória.

É nisso que você acredita? É em Deus que está sua confiança, ou em outros “deuses” – amuletos, homens, poder? Deus de verdade é aquele que age, e para comprovar isso, é preciso deixar Deus agir em sua vida. Não busque ajuda em outros caminhos, mas naquele que é único e verdadeiro.

Em quem você baseia sua confiança (2Reis 18.19)     

Pão Diário 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário