"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 21 de setembro de 2010

A lógica da revelação

Por John Stott

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.9)

O Cristianismo é essencialmente uma religião revelada. Não saberíamos nada sobre Deus se Ele não tivesse se revelado a nós. Isso é particularmente verdade em relação ao caráter misericordioso de Deus. Ele oferece água de graça ao sedento, um lugar gratuito na aliança das nações, e perdão ao ímpio (v. 1-7). Quem mais poderia ter inventado esse evangelho da graça? Ele é muito bom para ser verdade! Só podemos conhecê-lo através da revelação divina. Considere a sua lógica.

Primeiro, os pensamento de Javé são inacessíveis para nós. Eles são muito mais elevados que os nossos pensamentos, assim como os céus estão acima da terra. Nossas pequenas mentes não podem alcançar a mente infinita de Deus (v. 8-9).

Segundo, os altos pensamentos de Javé descem até nós com a chuva e a neve descem do céu (v. 10).

Terceiro, os pensamentos de Javé estão ao nosso alcance porque foram colocados em palavras. Esse discurso humano é o modelo da revelação divina. É por meio das palavras de nossa boca que comunicamos os pensamentos de nossas mentes. Não podemos ler a mente dos outros, a menos que falemos; muito menos a mente de Deus, a menos que Ele fale. E Deus falou, Sua palavra desce até nós.

Quarto, a palavra de Javé é poderosa; ela sempre alcança o seu propósito (v. 10-11).

Os últimos dois versículos deste capítulo (v. 12-13) descrevem através de imagens poéticas hebraicas, as imensas bênçãos desfrutadas pelo povo de Deus que tem acolhido a palavra de Deus. Eles experimentam um novo êxodo (v. 12), e herdam uma nova terra prometida (v. 13). Não é de admirar que estejamos cheios de alegria e de contentamento.

Para saber mais: 1 Corintios 2.6-10     

Texto retirado do Devocionário A Bíblia Toda, o Ano Todo Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse, de John Stott, Tradução Jorge Camargo, Editora Ultimato.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário