"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 25 de maio de 2010

Orar? Para quê?

Você sabe que dia é hoje? Sim, domingo, 23 de maio, Dia Mundial das Comunicações Sociais, Dia Mundial da Tartaruga e... Dia de Pentecostes. Dia do quê? De Pentecostes, o 50º dia após o domingo de Páscoa. Nesse dia, nós cristãos, celebramos a descida do Espírito Santo sobre os discípulos e seguidores de Jesus (At 2.1-4). O relato bíblico informa que os discípulos estavam reunidos em oração quando desceu sobre eles o Espírito Santo, o outro Consolador, conforme Jesus disse que habitaria neles (Jo 14.17), os guiaria a toda a verdade (Jo 16.7,13) e os capacitaria a serem testemunhas (At 1.8).


O dia de hoje foi escolhido para ser um Dia Mundial de Oração, onde os cristãos de quase todos os países são convocados para se reunirem e orar! Essa ação faz parte da Campanha Mundial de Oração 2010 – 10 dias de oração constante, realizada pelos cristãos espalhados pelo mundo (veja www.cmo.org.br). A meu ver, não haveria data mais propícia pelo que nos trás a memória: um povo em oração, Espírito Santo em ação, evangelho em expansão, vidas em transformação!

Quando fui convertido pelo Senhor, uma das realidades da vida cristã que mais me incomodava era a oração. Eu não conseguia entender como algumas irmãs da igreja conseguiam passar tanto tempo orando! Na busca por entendimento li muitos textos e alguns livros e, é claro, fui sendo ensinado acerca do tema. Mas descobri que aprendemos a orar e a dedicar tempo em oração, orando! Entendi o que aquelas irmãs experimentavam! Minha interrogação se transformou em interjeição!
Martin Lloyd Jones, pastor e teólogo reformado, escreveu: “A oração é sem sombra de dúvida a mais elevada atividade da alma humana. O homem encontra-se no seu melhor e mais elevado estado quando, de joelhos, fica face a face com Deus.” 

Uma pergunta que sempre faço é: “Se é tão bom estar diante de Deus em oração, por que tenho tanta dificuldade em dedicar tempo para isso?”. Essa também é sua pergunta? John MacArthur Jr, pastor e escritor, afirma que: “Estar a sós com Deus... deveria ser o maior desejo do cristão”. Mas por que não é? Tenho aprendido duas coisas em relação a isso: 1º que existe uma luta espiritual e 2º existe entendimento incorreto sobre oração. 

Não se engane, pelo fato da oração nos propiciar comunhão e intimidade com Deus, sendo vital para nossa saúde espiritual e cumprimento dos Seus propósitos, há um levante dos nossos inimigos (o mundo, a carne e o diabo) que, constantemente, trabalham para impedir nossa dedicação à oração.

Mas também existem entendimentos errados sobre oração. Para muitos, oração não se trata mais que um ritual de rotina. Outros tantos entendem que se destina apenas a fazer exigências e reivindicações a Deus. Há ainda aqueles que substituíram a oração pela ação pragmática, ou seja, a atividade humana dispensa a oração. E se defendem: “Deus já sabe, não preciso orar”. E para você, o que é oração?

A essência da oração é falar com Deus: o Criador, Sustentador, Soberano, Salvador, Santo, Eterno! Expondo o que está em seu coração, pedindo perdão pelo que se configura pecado, suplicando transformação ao jeito de ser e direção para o caminho a seguir. Orar não se trata de pedir a Deus para fazer a nossa vontade ou atender nossos desejos, mas uma afirmação de Sua Soberania suplicando que nos conforme à Sua vontade e propósitos! Oração é relacionamento em ação: intimidade com Deus que me leva a agir no mundo para cumprimento de Sua Vontade!

Em seu livro, A sós com Deus, MacArthur Jr escreve: “Para os cristãos, orar é como respirar. Você não tem de pensar em respirar porque a atmosfera exerce pressão sobre os seus pulmões e o força a fazer isso. É por isso que é mais difícil prender a respiração do que respirar. Semelhantemente, quando você nasce na família de Deus, você entra em uma atmosfera espiritual onde a presença e a graça de Deus exercem pressão ou influência sobre sua vida. A oração é a resposta normal a essa pressão. Como crentes todos entramos na atmosfera divina para respirar o ar da oração. Somente desta forma poderemos sobreviver nas trevas do mundo.”
E então, você está respirando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário