"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 1 de abril de 2010

ESPIRITUALIDADE E ASSOMBRO



Quando era adolescente gostava muito de assistir filmes de terror. Filmes sobre fantasmas em casas mal assombradas. Quando fui alcançado e regenerado pelo Espírito de Deus, perdi o gosto por estes filmes e parei de assistir! Este tipo de assombro está diretamente relacionado ao medo!


A Bíblia registra os discípulos assombrados quando vêem Jesus andando sobre o mar, pensando ser Ele um fantasma. Após reconhecê-lo e presenciarem o Seu poder ao fazer com que Pedro também andasse sobre as águas e ao cessar a tempestade, eles declaram estarrecidos: “Verdadeiramente és o Filho de Deus!” (Mt 14.22-33). Esta declaração também reflete um tipo de assombro, mas não motivado por medo! Aqui se refere à maravilha dos atos presenciados. O mesmo acontece com Davi ao escrever um salmo (139.14). Ele afirma que a forma como Deus o criou lhe deixa assombrado, significando admiração que inspira reverência.


Recentemente terminei a leitura de O Evangelho Maltrapilho, de Brennan Manning. Um livro que tem como tema central a graça de Deus manifestada sobre pessoas que jamais mereciam esta graça (como eu!). Em certo momento Brennan expõe o que ele chama de a Espiritualidade do Assombro. Refere-se a estar constantemente extasiado, surpreso, espantado, maravilhado, boquiaberto diante da graça de Deus sobre o ser humano, e perceber que o mundo está carregado com esta graça. Que mesmo que o pecado, as guerras, as doenças, as mortes, a corrupção sejam terrivelmente reais, a presença e o poder de Deus no nosso meio é mais real ainda.


Para Brennan “a palavra graça tornou-se banal e desgastada pelo mau uso e pelo uso em excesso. Ela não mexe conosco da mesma forma que mexia com os nossos ancestrais cristãos”.


Isso se torna um problema para nós, pois nos tornamos frios diante da beleza, grandeza, poder, amor, misericórdia e soberania do nosso Deus! Somos levados a ser individualistas e egoístas, centrados em nós mesmos. Deixamos de experimentar na plenitude essa graça. Deixamos de expressá-la em direção ao outro.


Saiba que o amor de Deus por você é eterno. Você tem medo que sua fraqueza possa separá-lo do amor de Cristo? Ela não pode! Você tem medo que suas inadequações possam separá-lo do amor de Cristo? Elas não podem! Você tem medo que sua pobreza interior possa separá-lo do amor de Cristo? Ela não pode! Casamento difícil, solidão, ansiedade sobre o futuro, seu ou de seus filhos? Não podem! Baixa auto-estima? Não pode! Dificuldade econômica, ódio racial, crime nas ruas? Não podem! Rejeição ou sofrimento pelos queridos? Não pode! Perseguição pelas autoridades, ir para a cadeia? Não podem! Guerra nuclear? Não pode! Erros, medos, incertezas? Não podem! O evangelho da graça grita: “nada jamais poderá separar você do amor de Deus tornado visível em Cristo Jesus nosso Senhor”.


Você deve estar convencido disso, deve confiar nisso e jamais esquecer-se disso! Todo o restante passa, mas o amor de Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Isso lhe assombra? Se sim, dê Glórias a Deus! Se não, peça a Deus para voltar a assombrar-se com as Suas maravilhas! Peça para voltar a assombrar-se com a Sua infinita graça manifestada, diariamente, sobre você!


Lembrando constantemente que somos alvos deste amor, desta graça, não só nos aproximaremos reverentemente de Deus, como compartilharemos este presente com os outros. Oremos então, uns pelos outros, como o apóstolo Pedro: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (1 Pe 5:10) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário