"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



domingo, 20 de abril de 2014

Jesus, o intérprete de Deus

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão do seu Ser (Hb. 1.3a)

O Filho de Deus vestiu-se de pele humana. Em Jesus o mistério da encarnação trouxe Deus para dentro de nossa história. Jesus é o intérprete de Deus, a exegese de Deus, o Verbo de Deus. Ele mesmo é Deus. Ele e o Pai são um. quem vê a Jesus, vê ao Pai. O apóstolo João escreve: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (Jo. 1.1). Disse mais: Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou (v. 18). Jesus é o intérprete de Deus porque possui os mesmos atributos da divindade. No princípio o Verbo já existia. O verbo não teve início. Ele é o Pai da eternidade. Na verdade todas as coisas vieram a existir por meio d'Ele. Todas as coisas forma feitas por intermédio d'Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. (v. 3). O Verbo de Deus é eterno. Ele está fora do tempo e além do tempo. Ele é transcendente sem deixar de ser imanente.. Possui não apenas o atributo da eternidade, mas também de onipotência, uma vez que foi o agente da criação. Do nada, tudo criou. Criou os mundos estelares, o vastíssimo e insondável universo com sus bilhões de estrelas. Aquela criança deitada na manjedoura em Belém é o maior mistério da história, a própria encarnação da divindade. Jesus é Deus entre nós. É o Emanuel!

Gotas de consolo PARA A ALMA
Pr. Hernandes Dias Lopes    

Nenhum comentário:

Postar um comentário