"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tire pedras do caminho


“Disse Jesus: `Tirem a pedra” (Jo 11. 39). No Evangelho de João, temos a narrativa do apóstolo a respeito da ressurreição de Lázaro. Nesse texto o evangelista conta que Lázaro, irmão de Marta e Maria havia morrido. Maria, entristecida, procurou Jesus para contar o que havia acontecido. Imediatamente Jesus foi ao túmulo, que era uma caverna, onde havia uma pedra posta sobre ela. Diante do constrangimento de todos, disse Jesus: “Tirem a Pedra” (Jo 11. 39). E em seguida, depois de pedir a Deus em oração, Ele ordenou : “Lázaro, venha para fora” (Jo 11. 43). E todos os que estavam ali no cemitério ficaram maravilhados com a ressurreição de Lázaro!

Que lições podemos tirar desse fato para a nossa vida? Primeiramente precisamos relembrar que pedras no caminho ou mesmo no sapato de alguém sempre incomodam e prejudicam a caminhada pelas estradas da vida. Além do sentido “ao pé da letra”, isto é, do sentido físico da expressão, uma pedra no caminho pode significar um obstáculo qualquer na vida pessoal, familiar, moral, profissional ou espiritual que esteja impedindo o nosso bem-estar, a nossa paz e segurança, o cultivo de valores permanentes como o amor, a justiça entre outros.
Para o nosso progresso, reconhecer as pedras que estão em nosso caminho e que nos têm impedido de viver satisfatoriamente, é fundamental. A não ser que seja uma pedra preciosa! Esta, certamente, poderia também mudar a vida de muita gente! Não sendo neste sentido, pedras no caminho sempre são obstáculos a serem superados. Que obstáculos poderiam ser esses?
Pedras no caminho como obstáculos a serem superados na vida podem ser: vícios relacionados a usos e costumes (beber, fumar, jogar, usar drogas, falar mal do próximo, entre outros); vaidade, orgulho, individualismo, egoísmo, preguiça, ressentimentos, ódio, espírito de vingança, mentira, arrogância, soberba, problemas morais envolvendo a família e muitos outros.
Todas essas pedras em nosso caminho certamente dificultarão a nossa caminhada, na medida em que são capazes de criar “calos” em nossa moralidade e espiritualidade, gerando assim dores e sofrimentos. São pedras que nos impedem de sair da “caverna” de nossa existência e de podermos assumir a vida com grandeza, alegria e paz.
Como podemos superar as pedras como obstáculos que impedem o nosso bem-estar? Alguns têm procurado superar essas pedras com recursos próprios e têm sido felizes. Tentam vencer os vícios do mal usando certos artifícios: apelam para a ajuda de especialistas, para a rotina de exercícios físicos capazes de ajudar a sistematizar hábitos ou mesmo buscam entre místicos a força que precisam para vencer os obstáculos.
Não podemos desconhecer que em certos casos, há mesmo quem consiga tirar essas pedras que atrapalham em busca de felicidade, ainda que nem sempre de maneira tão eficaz. Há também quem não tente nada e, apesar dos sofrimentos, procuram contemporizar a situação sem as soluções desejáveis.
Reconheçamos, porém, com seriedade, que existem pedras em nosso caminho que, apesar de nossos esforços, sempre teremos dificuldades para afastá-las. A família e os amigos de Lázaro tinham diante de si uma pedra superior às suas forças que era a realidade da própria morte. Lázaro era um homem morto há quatro dias. Ninguém naquele lugar poderia remover aquela pedra com sucesso. A pedra física, que estava posta sobre a caverna na entrada do túmulo, todos podiam tirar. Mas a pedra da morte que impedia a liberdade e a vida de Lázaro, somente Jesus podia remover.
Em nossa vida é também assim: repetimos, existem pedras em nosso caminho que podemos removê-las, com nossas forças, com nossa boa-vontade, com nossos recursos pessoais ou mesmo com a ajuda de alguém. Por outro lado, não nos esqueçamos das pedras em nossa vida moral e espiritual que, pelo seu porte, somente Deus, através de Cristo pode tirá-las de nosso caminho, desde que creiam nele.
Jesus Cristo tem poder para remover as situações consideradas sem jeito na vida humana. Se a sua vida tem sido considerada um caso sem jeito; se os seus problemas pessoais são de difícil solução; se você se sente ameaçado de morte em sua vida profissional, conjugal, familiar, moral, física ou espiritual, procure fazer a sua parte, tirando do caminho as “pedras” que estão ao seu alcance como o orgulho, a vaidade, a soberba, o egoísmo, a mentira, entre outras, e deixe o que você não pode fazer por conta de Jesus Cristo.
Ele tem todo poder no céu e na terra para afastar quaisquer que sejam as pedras do caminho que estejam tirando a nossa liberdade e nos ameaçando de morte. Por isso, “Ponha sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37. 5), a tirar as pedras que têm atrapalhado o seu caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário