"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 23 de abril de 2013

Creio na Ressurreição do Corpo

“Para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito. Vigor que nos últimos meses diminuiu em mim de tal forma que hei de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado” (Ratzinger). Essa foi uma das mais surpreendentes declarações deste início de século. Uma constatação óbvia de que os seres humanos têm um corpo sujeito à velhice, dor e doença, sinais de nossa finitude. O Papa confessou, com a ajuda da limitação de seu corpo, a nossa condição humana. Mas para os crentes em Jesus de Nazaré, esta limitação é fonte de iluminação e esperança no porvir! A ressurreição de Cristo põe um ponto final em todo um sistema até então invencível: o sistema da morte.

Embora haja um número grande de evidências sobre a ressurreição de Jesus, deve ficar claro que é a fé que determinará a veracidade da ressurreição. Para o cristão, a fé na Palavra de Deus é o maior testemunho da ressurreição (I Co 15.1-4), pois o AT anunciou que o Messias não seria vencido pela morte (Os 6.2). O corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, fechado por uma pedra de aproximadamente 2 toneladas, difícil de ser removida (Mt 27.60), com uma escolta de aproximadamente 16 homens. A pedra foi selada, indicando que o túmulo estava sob a proteção do Império romano. Quem quer que quebrasse o selo seria morto (Mt 27:66).

A Bíblia não deixa dúvidas sobre a ressurreição física de Jesus (At 10.41; Lc 24.39). Jesus possuía um corpo material que foi sujeito à dor e morte. Porém, a morte não o limitou (Jo 11:25). A Ressurreição de Jesus de Nazaré é uma demonstração majestosa do Poder de Deus que pode salvar a todos. A Ressurreição é a consumação e o restabelecimento do Pacto. Sem a Ressurreição simplesmente não haveria redenção, pois a Ressurreição consuma a redenção (Rm 8:23). A Ressurreição de Jesus é poder na vida do crente. É por meio da Ressurreição de Cristo que Deus da vitória para o crente nesta vida (Rm 6.4,5). A conversão introduz 2 novas realidades na vida do crente, uma de morte e outra de vida. O crente é unido na morte e na Ressurreição de Cristo, assim morre para o pecado, e ressuscita juntamente com Cristo para uma vida totalmente nova (Rm 6.11). A partir da Ressurreição de Jesus de Nazaré o crente é elevado a uma nova posição (Ef. 1:17-23). A ressurreição de Cristo garante que todos os crentes ressuscitarão (ICo 15.42-52). A ressurreição nos traz paz com Deus (Rm 4.25; 5.1). vivamos Sua Ressurreição. Soli Deo Gloria.
Rev. Leandro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário