"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 3 de abril de 2012

Chocolate ou Sangue?

“Logo, muito mais agora, 
sendo justificados pelo seu sangue...”
Rm 5.9


A sociedade secularizada trocou não apenas o cordeiro pelo coelho, mas também substituiu o sangue pelo chocolate. O sangue nos causa repulsa, mas o chocolate é doce ao paladar. O chocolate nos agrada e nos dá prazer, mas o sangue nos deixa constrangidos e atônitos. Porém, o que tem a ver o chocolate com a páscoa? Absolutamente nada! Essa é a religião secularizada. Cria símbolos que agradam o gosto do homem, mas afastam as pessoas do caminho de Deus.


A redenção do cativeiro não aconteceu por causa do chocolate, mas por causa do sangue. Não o nosso próprio sangue, mas o sangue de um cordeiro substituto. Aquele cordeiro sem defeito, imolado em favor de cada família era um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Não somos salvos pelas nossas obras, somos salvos pelo sangue de Jesus Cristo. Ele é o nosso Cordeiro pascal. É pela sua morte que temos vida. É pelo sangue que somos libertos e purificados de todo o pecado. O chocolate é bom e agradável, mas não como símbolo da páscoa!


ORE




Senhor Deus, para que houvesse liberdade, sangue inocente foi derramado. Assim é a salvação em Cristo. Pela morte dele, eu agora posso desfrutar de vida plena em ti. Em nome de Jesus.

2 comentários:

  1. voce nunca comprou um ovo de pascoa para seus filhos ?

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz da parte de Deus Pai e do Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tenho dois filhos, 13 e 9 de idade respectivamente, eles de fato amam chocolate, ainda mais quando se encontram na forma de ovos, o momento é propício e atrativo. Sabemos também que chocolate tem inúmeras propriedades, até curativas, isso é incontestável. Mas o texto jamais teve a intenção de criticar a comercialização de ovos de chocolate ou o seu consumo, e sim de alertar-nos quanto a substituição dos símbolos: coelhos e chocolate (ovo) pelo sangre precioso e salvador de Jesus Cristo que foi vertido na cruz do calvário em nosso favor, fato que deveria ser a centralidade da comemoração da pascoa. Essa substituição acaba por afastar as pessoas do caminho de Deus como diz o texto. É por meio desse sacrifício que somos libertos do tormento eterno. É necessário que tenhamos a real compreensão e entendimento a respeito da simbologia dessa data, para que não permitamos que nossos filhos incorram no mesmo erro, sincretizando simbolismos santos e eternos. Como estabelece o texto, "O chocolate é bom e agradável, mas não como símbolo da pascoa!" E agora, você preferirá chocolate ou o sangue? A propósito, nessa páscoa meus filhos também ganharão ovos de chocolate!

    ResponderExcluir