"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 5 de dezembro de 2009

Fechado para balanço





Na linguagem contábil, balanço é uma exposição pormenorizada do ativo e passivo de uma empresa comercial ou industrial; é a verificação da receita e da despesa. Ou seja, é verificar quanto se tem de mercadorias ou matéria prima, bens e direitos, quanto se tem de dívida, para se apurar a situação da empresa. Isso é geralmente realizado no fim de cada exercício fiscal.
Quando pensamos em nossa vida, o fim do ano é tempo de olhar para trás, para o que passou, trazer à memória os acontecimentos, refletir sobre as lições, analisar o que deu certo, e o que não deu tão certo, o que precisa ser ajustado, mudado ou até mesmo abolido! E a partir disso projetar ações futuras. Podemos chamar isso também de balanço!
Normalmente, para se realizar este balanço, nós precisamos nos voltar para nós mesmos, investindo em momentos de reflexão, oração, análise do que passou e do momento atual!
Quando lemos a oração de Moisés, “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” (Sl 90.12), aprendemos algumas atitudes quanto ao balanço espiritual da jornada. 
Primeiro encontramos um convite: olhar para o que passou e para o que virá. O salmista quer aprender a considerar seus dias, considerar o seu tempo de vida, o que viveu e o que viverá. Ele entende que existe a necessidade de olhar para dentro e ao redor, refletindo sobre: motivações, ações, reações, posturas, covardias, coragens, desafios. Olhar para o que passou nos ajuda a entender e a nos prepararmos para o presente e futuro! Considerar o que passou, fortalece-nos para projetar e enfrentar o que virá! A Bíblia nos orienta a fazer planos. Analisar e calcular. “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” – “Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?” - Lc 14.28, 31
O segundo aspecto é buscar conhecimento pelo ensino de Deus, pois não basta somente olhar para dentro e ao redor; é necessário buscarmos forças, orientação e direção n’Ele! Essa é a oração de Moisés! Jesus nos ensinou que sem ele nada podemos fazer (Jo 15.5) e Jó também nos ajuda: “Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento” Jó 12.3. E mais, temos a certeza de que “se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” Pv 2.4,5. Sabe por quê? “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” Pv 2.6. Somente Deus pode dar este conhecimento, pois Ele é que dá a vida, Ele a escreveu (Sl 90.10), determinou (Sl 139.16) e a controla (Sl 91.16; Is 38.5).
O terceiro aspecto a ser observado neste momento de balanço é o seu obje­tivo último: trabalhar para alcançar um coração conforme a vontade de Deus para a Sua Glória. O nosso objetivo em analisar o que se passou é alcançar um coração conforme a vontade de Deus! Queremos saber e andar conforme a Sua vontade! Queremos viver com intensidade para Ele! Queremos ter nosso intelecto, sentimentos e toda nossa vontade submissos, direcionados, orientados por Sua Sabedoria! Queremos nos parecer com a pessoa de Jesus! Colocar-se em posição de balanço visa buscar sabedoria para viver para Deus! Jesus nos ensinou: “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” João 6.27
A oração de Moisés é para que Deus: ensine, dê conhecimento a Seu povo ao numerar e considerar os acontecimentos da vida, de forma que isso os leve a ter uma mente, sentimentos e uma vontade de acordo com desígnio de Deus, temendo-O e conhecendo-O e tudo para Sua glória!
É tempo de ficar sozinho e em oração. É momento de olhar para os acontecimentos que passaram (tirando lições importantíssimas), buscar o co­nhecimento que vem do Pai Celeste, (pois nada fazemos distante d’Ele) para alcançarmos um coração, uma vida cristã, uma espiritualidade que nos faça parecer com a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo! (pois nosso alvo é viver para Sua Glória).
O chamado é para refletir e planejar!
Como Igreja de Cristo, temos grandes desafios em 2010! Como discípulo de Jesus você tem grandes desafios para 2010! Como pai, mãe, filho, filha, irmã, irmão, parente, gente de Deus, criatura de Deus, você tem grandes desafios para 2010!
Que tal revisar o que aconteceu em 2009, examinar seus próprios sentimentos e motivações, e planejar a caminhada para 2010 sob o olhar amoroso, misericordioso e gracioso de nosso Deus?




Nenhum comentário:

Postar um comentário