"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 12 de setembro de 2009

O SOFRIMENTO DO JUSTO






Causas e Conseqüências




I. Podemos identificar sete causas para o sofrimento do justo:



1. Castigo. Os casos de Davi e Moisés que foram severamente castigados pelo mesmo Deus que tanto os amava.
2. Demonstração da onipotência, da justiça e da bondade divinas. É o caso de Jó, pois toda a sua vida configura um curso sobre esses três atributos divinos.
3. Oportunidade para que Deus manifeste a sua glória. É o episódio da cura do cego de nascença em Jo 9.3, e de Asafe, no Sl 50.15.
4. Prova da fidelidade do justo. É o que aconteceu com Israel, conforme registrado no Sl 81.7.
5. Ensino. Os textos de Sl 119.71, Os 6.1-13 e Rm 5.3-4, revelam que, em muitos casos, o sofrimento tem unicamente o objetivo didático de reaproximar o justo de seu Criador, fato que, invariavelmente o faz crescer.
6. Estímulo a outros2Co 1.6, Hb 12.1. A Bíblia nos diz que em muitos casos o sofrimento veio a uns apenas para que a maneira como o enfrentaram servisse de exemplo a outros.
    7. Perseguição injusta. Mt 24.9. Neste caso o justo sofre apenas por viver num mundo injusto. Terá, entretanto, sua justa recompensa.
II. É preciso ter cuidado quando somos chamados a julgar um irmão que está sofrendo. A primeira tendência é apontar-lhe o dedo e exigir que confesse o seu pecado, como fizeram os amigos de Jó. Mas em apenas um caso, dentre os sete relacionados, o sofrimento vem como conseqüência de pecado.



III. O cristão encara o sofrimento de modo diferente e muito mais positivo, porque conhece suas causas e conseqüências. Gn 15.13-14, Ex 3. 7-8, Sl 119.75, 2Co 4.8-10.



IV. Conclusões:
a) os textos indicados a seguir complementam o elenco de dispositivos básicos das Escrituras para uma boa orientação sobre este assunto. Rm 8.18, 2Co 4.17, Is 51.11, Rm 8. 35-39.
b) quando o Senhor nos revela a verdade na sua Palavra, normalmente ele exige que encontremos essa verdade mediante a sua leitura e não por outros meios.
    c) a ignorância das causas e conseqüências do sofrimento do justo produz, no cristão, a perda da sua alegria, e no ímpio, não raro, a revolta contra Deus.
d) sem alegria o cristão não glorifica a Deus, a principal finalidade da sua existência; revoltado, o ímpio afunda em trevas cada vez mais.


AUTOR: NEEMIAS C. MIRANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário