"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Falso Jesus da Sibéria - Sergei Torop





Jesus da Sibéria Sergei Torop era um guarda de trânsito, na pequena cidade russa de Minusinsk até 1989, quando anunciou que era o filho de Deus. Agora, ele comanda uma grupo de milhares de pessoas que obedecem suas regras sobre uma grande área nas montanhas da Sibéria.



Quatro mil metros acima de uma montanha no fundo da Taiga siberiano, o homem de meia idade aparece envolto em um manto de veludo carmesim, longos cabelos castanhos estampando um sorriso beatífico. Ele se senta em uma cabana empoleirada na testa da montanha. É uma sala com uma vista deslumbrante; as montanhas nevadas à distância, a prata e rosa das florestas cintilam à luz do sol claro. Para baixo à direita, a água pura do lago azul Tiberkul fascina. Atrás da cabine, para muito além do que os olhos podem ver, cerca de mil quilômetros de trechos desérticos da Sibéria, carentes de habitação humana.


"É tudo muito complicado", ele começa calmamente. "Mas para manter as coisas simples, sim, eu sou Jesus Cristo. Aquilo que foi prometido deve acontecer. E foi prometido em Israel há 2.000 anos que eu voltaria, eu voltaria para terminar o que comecei. Não sou Deus, é um erro considerar Jesus como Deus. Mas eu sou a palavra viva de Deus Pai. Tudo o que Deus quer dizer, ele diz através de mim".


Conheça o messias da Sibéria, “Vissarion Cristo” o mestre, como é conhecido pelos seus milhares de discípulos, que estão convencidos de que ele é a reencarnação de Jesus de Nazaré, que volta à terra para salvar o mundo.


"Ele irradia amor incrível", suspira Hermann, 57, um engenheiro da Baviera, que agora está vendendo sua casa na Alemanha para se juntar ao auto proclamado messias da Taiga. "Eu conheci Vissarion em agosto passado. Ele me disse que tínhamos de seguir suas leis. Foi como um choque elétrico, como sinos tocando."


Para encontrar Vissarion, você voa 3.700 km a leste de Moscou ao sul da cidade siberiana de Abakan, ao norte da fronteira da Mongólia, em seguida, viaja durante seis horas pelas estradas esburacadas através de uma série de aldeias. Onde a estrada termina em uma montanha russa de crateras, o pântano começa então você começa uma caminhada às vezes de joelhos em meio à lama e o gelo por três horas antes da subida final para o "salvador", uma hora de subida íngreme de um caminho de montanha.


Ao testemunhar a vida destes desistentes New Ages (nova era) nas aldeias de Kuragino, Imisskoye, Petropavlovka e Cheremshanka, consegue-se uma vaga idéia de como as coisas devem ter sido no século 17, pais peregrinos labutando afastados em sua nova Jerusalém.


"A vida é tão difícil aqui", diz Denis, um 21 anos emigrante russo, que chegou semana passada da Brisbane para ver se realmente teria a resposta às suas perguntas. "Não há dúvida sobre isso", afirma. "ele é definitivamente, o filho de Deus".


Para seus críticos nas igrejas estabelecidas que o acusam de lavagem cerebral e desvio de seus seguidores, Vissarion é um charlatão que iludi os devotos "um destruidor, de seita totalitária". Mais prosaicamente, ele é Sergei Torop, um ex-guarda de trânsito de 41 anos e operário de Krasnodar no sul da Rússia, que se mudou para a Sibéria na juventude, experimentou “seu despertar” uma década atrás, e agora lidera uma das maiores e mais remotas comunidades religiosas no planeta.


Combinando o ecletismo da nova era com o monarquismo medieval, os Vissarionianos, agrupados em torno de 30 assentamentos rurais no sul da Sibéria, agora em número aproximado de 4.000, são inquestionavelmente dedicados ao seu guru. Eles pronunciam seu nome em voz baixa, decoram suas casas, templos e locais de trabalho com a sua imagem. Eles o reverenciam em cada ato ou palavra. Eles se debruçam sobre os seus quatro grossos volumes de poesia. Seus aforismos são aprendidos de cor e regurgitados ao longo do dia.


A comunidade de Vissarion é regida por misteriosos rituais, leis, símbolos, orações, hinos e um novo calendário. Um estrito código de conduta é imposta: os vícios não são permitidos. O veganismo é obrigatório para todos, apesar de que exceções podem ser feitas para crianças e mães lactantes, para as quais são permitidos produtos de leite azedo (se é que se pode encontrá-los). Não há criação de animais. O dinheiro é proibido no território do município, e só com muita relutância é permitido o contato com o mundo exterior.


"Não somos autorizados a fumar, ou jurar, ou beber", brinca Larissa de 28 anos e mãe de três filhos que veio de Moscou com sua mãe quando ainda tinha 18 anos. "Tudo é proibido aqui. Nós não estamos autorizados a fazer qualquer coisa exceto nos apaixonarmos".



Em meio aos devotos incluem-se músicos russos, atrizes, professores, médicos, ex-coronéis do Exército Vermelho, um ex-ministro adjunto da Bielorrússia, bem como um crescente número de adeptos da Europa ocidental. Eles bebem a seiva das árvores do vidoeiro que usam para a habitação, ferramentas e mobiliário. Eles se alimentam de bagas, nozes e cogumelos recolhidos na floresta. Eles plantam batatas, repolho e alcachofras de Jerusalém em terra firme. Eles trocam artesanato e legumes por trigo e cevada com as aldeias vizinhas. "O homem pode viver em qualquer condição extrema", Vissarion pronuncia, com um permanente sorriso de Mona Lisa a jorrar em seus lábios. "Claro que é difícil, especialmente para os intelectuais e os utilizados para trabalhar nas cidades. Mas é importante que as pessoas vejam a si mesmas e uns aos outros. Fica mais fácil quando a labuta é difícil. Não há salvação sem dificuldades."


Em um pico adjacente, um grande sino foi montado pelos crentes. Ouve-se suas badaladas em todo o vale três vezes por dia. Ao ouvir-las, seu fiéis se prostram de joelhos a rezar. O sino pesa 270 kg. Os seguidores o carregaram a pé por 50 quilômetros sob chuva torrencial da aldeia onde o metal foi fundido, e em seguida, transportaram-no até o cume. Vissarion é muito poupado do trabalho físico. Enquanto as equipes de jovens cavam valas de irrigação ao lado de sua moradias, ele passa o tempo no topo da montanha pintando telas a óleo por longos dias.


Aos 18 anos de idade, Sergei Torop ingressou à carreira militar alistando-se no Exército Vermelho, terminando como sargento especialista em construção de estaleiros na Mongólia, antes de trabalhar durante três anos como metalúrgico em uma fábrica na cidade siberiana de Minusinsk. De lá, o auto proclamado salvador trabalhou como guarda de trânsito, também em Minusinsk, recebendo nove comendas durante cinco anos de serviço. Os cortes de empregos em 1989 causaram desempregos, a União Soviética estava rumando para o caos. Milhões de russos estavam perplexos e desejosos de respostas. O advento da nova era também coincidiu com o renascimento de Sergei como Vissarion.


Milhares de pessoas, a maioria deles profissionais da educação residentes nas cidades na Rússia européia, abandonaram esposas, maridos e filhos e se bandearam para a Igreja do Último Testamento, refazendo o vôo dos cismáticos para a Sibéria da Rússia européia 350 anos atrás para escapar da perseguição da Igreja Ortodoxa. Os descendentes dos cismáticos 'agora compartilham algumas das aldeias com os mesmos Vissarionites que assimilaram muitos elementos dos rituais ortodoxos, cujo sistema de crença também abraça o eclétismo que alguns dizem ser incoerente por coadunarem com o mash-mish de budistas, os taoístas e valores verde.


Durante séculos, os espaços abertos da Sibéria têm atraído os sectários, os loucos e os não-conformista. A década pós-soviética reavivou a tradição, trazendo um "boom" no evangelismo e cultos new age (nova era). De 140 organizações religiosas registradas na República de Khakassia, diz Nikolai Volkov, oficial chefe do governo local que lida com assuntos religiosos, 28 são "novos movimentos religiosos", como seitas new age são o dobro.





Para a Igreja do Último Testamento, o calendário marca hoje o ano 42 da nova era, vez que se inicia com a data de nascimento Vissarion. O Natal foi abolido e substituído por um dia de festa que ocorre no dia 14 de janeiro, aniversário do Mestre. O maior feriado do ano cai em 18 de agosto, aniversário do primeiro sermão de Vissarion em 1991, quando o "salvador" desce da montanha a cavalo para se juntar a milhares de crentes que se divertiam no rio que corre pela aldeia de Petropavlovka.


A leste fica Cidade de sol. É aqui, no sopé da montanha onde vive o “salvador” com a esposa e seis filhos (incluindo uma menina adotada por mãe solteira na comunidade), e é lá que os fiéis mais devotos, os mais comprometidos do Vissarionites congregam. Em um trecho da turfa taiga, pântano que eles construiram de vidoeiro e cedro, 41 famílias vivem em cabanas de madeira. Os homens usam rabo de cavalo e barbas, as mulheres de cabelo longo e saias longas. A maioria deles tem média de idade de 30 anos. O riso das crianças está em toda parte. Há uma escola e um jardim de infância. A taxa de natalidade aqui é muito maior do que as dos vilarejos russos.


O clima é alegre e apocalíptico. "Você não ouviu?" Sorri Igor enquanto nos guia através do pântano. "Um cometa vai chocar com a Terra no próximo ano." Com sua bengala, barba, túnica, chapéu de feltro, com seus 48 anos, alcoólatra recuperado de São Petersburgo, parece que andou fora do jogo do Senhor dos Anéis ".



Se o cometa põe em perigo iminente a maioria da humanidade, a Cidade do Sol é a missão do Noé da Arca da Rússia, na melhor tradição do messianismo ortodoxo da "Terceira Roma", é para resgatar o resto de nós. "Esta parte central da Sibéria é a parte do mundo que pode sobreviver melhor", explica Vissarion. "E esta é uma sociedade que pode suportar grandes mudanças e ser mais receptivos a uma melhor compreensão da verdade."


Por enquanto, porém, pode esperar o apocalipse. Há trabalho a fazer e difundir a palavra. Nos últimos anos Vissarion foi para Nova York, Alemanha, Holanda, França, Itália e a buscando converter pessoas. Pela primeira vez, ele acaba de ser "convidado" a Grã-Bretanha, onde ele espera pregar “em breve".


Organismos internacionais, alimentam as suspeitas de que ele está vivendo a expensas de seus discípulos. Ele insiste que nem ele nem a igreja tem nenhuma renda "regular", que suas viagens ao estrangeiros são "patrocinadas" por seus anfitriões. Sua moradia, é alimentada por baterias solares e um moinho de vento de pequeno porte, é modesta, só mais confortável do que as casas de seus seguidores. Também é mais recuada, uma hora de subida íngreme a caminho da Cidade do Sol .


"Eu estou com ele a 10 anos, eu o conheço", disse Vadim, um ex-baterista de uma banda de rock russ e braço direito de Vissarion. "Ele é a única pessoa que conheço que vive o que prega. Dizem que ele é um mentiroso e uma fraude, levando o dinheiro. Eles estão apenas descrevendo a forma como eles se comportam".



Às 7h, os homens e algumas mulheres surgem de suas cabanas em direção ao centro da cidade, numa área marcada por um círculo de barro cercado por pedras, no centro do qual está um anjo esculpido em madeira com as asas estendidas, protegendo o símbolo dos Vissarionites, uma cruz dentro de um círculo. Este é um ritual diário. Os fiéis se ajoelham sobre tábuas de madeira curta, para as orar e cantar hinos, liderada por um homem com um barítono rico. Em seguida, eles dão as mãos em um círculo ao redor das pedras, levantando suas cabeças para a montanha, de onde eles acreditam Vissarion está assistindo, e cantam hinos como "nosso pai do concurso".


"A imortalidade é a qualidade original da alma humana, mas a humanidade tem de aprender a alcançá-la, como viver eternamente", diz Vissarion que em silêncio encobre a cabeça em um xale branco movendo-se lentamente.


"Há um lugar no Novo Testamento, onde Jesus diz que o tempo virá quando eu não vou mais falar em parábolas. Essa hora chegou: o tempo para as pessoas verem o objetivo da vida."


Nenhum comentário:

Postar um comentário