tag:blogger.com,1999:blog-6216824593659510467.post7478326979588024991..comments2022-11-19T11:31:45.319-03:00Comments on "Sola scriptura, Sola gratia, Sola fide, Soli Deo gloria, Solus Christus": O Sermão do Monteparte 4 - As seis antítesesMaurício Jordão de Souzahttp://www.blogger.com/profile/10716043904780593712noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6216824593659510467.post-22869357058803304972011-02-25T17:31:10.944-03:002011-02-25T17:31:10.944-03:00Caro irmão, agradeço sua consideração ao compartil...Caro irmão, agradeço sua consideração ao compartilhar da palavra de Deus a partir desse humilde espaço atraves do qual me disponho a defender os verdadeiros fundamentos cristãos à luz da Bíblia sagrada.<br /><br />A contribuição de Lutero para a Reforma protestante foi fundamental, por isso é tido como precursor desta. Lutero de fato defendia a luta do cristão pela palavra. A autoridade da Reforma protestante vinha das escrituras e não de pretensos líderes espirituais, a exemplos dos fariseus e líderes religiosos da época de Jesus, o que foi severamente combatido pelo Senhor e Salvador de nossa vidas. <br /><br />Tornando-se como uma extensão de Deus, esses cristãos místicos, que por sua vez defendiam uma visão contrária à noção de cristão como servo, se colocavam pela autoridade da sua experiência com Deus, em uma posição superior até mesmo a dos profetas, em vez de se resignarem a servos. Para Lutero eles não passavam de falsos profetas, pretensos anjos anunciadores da vontade de Deus. Para esses cristãos místicos, Cristo representava a unidade entre Pai e Filho, criador e criatura. Mas essa visão não se limitava apenas à pessoa de Cristo, estendia-se também a seus irmão adotivos, que se deificavam através de Cristo, tornavam-se não o próprio Deus, mas o mesmo que Deus ou parte Dele.<br /><br />Lutero acentuou a idéia que só a fé salva e não as obras, ninguém se salva comprando indulgências, em 1517 criticava a igreja por acumular no castelo de Frederico, o Sábio, 17.413 relíquias, daí resultam as 95 teses, que foram primeiramente enfiadas as autoridades envolvidas com as indulgências, após não receber respostas é que enviou a alguns amigos.<br /><br />Lutero exaltava o amor ao próximo e a o comprimento do dever de cada dia, acentuando a importância do Evangelho como único tesouro verdadeiro cristão.<br /><br />Em fevereiro de 1520 a censura feita a obra de Lutero serviu de base a bula Exurge, Domine, de Leão X, e em dezembro de 1520 Lutero convidou mestres e estudantes de Wittenburg pra ma fogueira de livros de Direito eclesiástico, entre os quais se encontrava a bula de Leão X. Em 1521 Lutero foi convidado a abandonar sua doutrina, e recusou, então o edito de Worms exilou Lutero do Império, a partir daí que ele escreveu suas principais obras:<br /><br />O papado de Roma: A verdadeira Igreja é a cristandade interior, a Igreja visível é uma criação puramente humana.<br /><br />O apelo a nobreza cristã da nação alemã: nesse texto convidava todos a lutarem pela reforma cristã.<br /><br />O cativeiro de Babilônia da Igreja: o batismo não acabava com o pecado original e a comunhão não era uma oferenda a Deus, criticava ainda a forma do rito da missa por afastar os fieis do cálice, por ser rezada em latim.<br /><br />Da liberdade do cristão: confirmava a idéia que o cristão é livre e não esta sujeito a ninguém.<br /><br />Acerca dos votos monásticos: na qual atacava todos os votos eclesiásticos.<br /><br />Em 1530, por meio da Confissão de Augsburgo, Lutero definiu a doutrina de sua Igreja, em primeiro acentuou que a salvação só se dava pela fé, definiu que a bíblia era o único dogma de sua religião e que a leitura deveria ser livre; suprimiu o clero regular, o celibato e as imagens, manteve apenas dois sacramentos, o batismo e a eucarestia, exigiu que os ritos da Igreja fossem realizados em língua alemã.<br /><br />Concluindo, Lutero percebeu que reformar não era inovar a sua teologia ou a sua liturgia, mas sim, restaurar e redescobrir aquilo que havia se perdido no decorrer de séculos de trevas, quando a Bíblia já não era mais o fundamento doutrinário da igreja e sim tradições resultantes das decisões dos concílios. Logo, o que se consumou como Reforma Protestante no século XVI não foi um movimento inovador, mas restaurador, uma volta às origens, um retorno à Palavra de Deus.<br /><br />Espero ter contribuído de alguma forma com esse breve comentário.<br /><br />Fontes: Protestantismo em revista, São Leopoldo RS, nº 18,jun-abr de 2009; Monergismo.com.Maurício Jordão de Souzahttps://www.blogger.com/profile/10716043904780593712noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6216824593659510467.post-83719341895892924842011-02-24T21:54:01.760-03:002011-02-24T21:54:01.760-03:00O que exatamente Lutero reformou na teologia Crist...O que exatamente Lutero reformou na teologia Cristã?Anonymousnoreply@blogger.com