"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AS COSTAS OU O ROSTO?


“Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Jeremias 2:13

O que você está oferecendo a Deus: as costas ou o rosto? O que você está oferecendo a Deus: o coração rebelde ou o coração contrito? O que você está oferecendo a Deus: a negação de qualquer culpa ou o pedido de perdão? 

Você não pode virar as costas para Deus. É falta de educação. É rebeldia. É loucura. É suicídio. Talvez você esteja fazendo isto há muitos anos. Você precisa parar de virar as costas para Deus. Você precisa dar uma meia-volta. 

Dar as costas, e não o rosto, para Deus é um hábito antigo do homem. É assim que fazem os céticos, os secularizados, os arrogantes, os empedernidos, os que caminham inexoravelmente para a ruína. 

A queixa é do próprio Deus: “Viraram-me as costas, e não o rosto” (Jr 2.27; 32.33). Pare com isso! Comece a virar. Vire mais um pouco. Vire tudo. Ponha as costas onde estava o rosto e o rosto onde estavam as costas. Na linguagem bíblica, o nome desta virada é conversão. Você precisa desesperadamente desta conversão. É coisa simples. É só virar de lado. É só mudar de atitude. É só voltar-se para Deus. 

Ore 

Neste momento, Senhor, decido romper com o hábito antigo de dar as costas para ti. Quero olhar unicamente para quem pode perdoar os meus pecados e abençoar a minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pense 

Se você virar de lado e der o rosto para Deus, então Deus vai ocupar o primeiro lugar em sua vida.

Cada dia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EU QUERO SER UM VASO NOVO

O profeta Jeremias foi chamado a descer à casa do oleiro para receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá (Jr 18.1-6). Ali ele viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos, mas em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo. Esse episódio encerra algumas preciosas lições:
1. Deus não desiste de você, mesmo quando você falha em cumprir seu propósito (Jr 18.4). O oleiro não jogou no lixo o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não o colocou num canto como algo imprestável. Ele não desistiu desse vaso, mas fez dele um vaso novo. Assim, também, Deus não desiste de você. Mesmo quando você se torna como um barro sem liga ou como um vaso estragado, Deus continua investindo em sua vida. Ele não abre mão de fazer de você um vaso novo. Deus não desiste de fazer um milagre em sua vida. Ele não abdica do direito que tem de fazer de você um vaso de honra, um vaso útil, preparado para toda boa obra. Mesmo quando você cai, fracassa e se desvia, Deus não considera você como sucata imprestável. Ele não olha você com desprezo. Como oleiro divino, ele investe em sua vida e transforma você, para que você cumpra os propósitos eternos que ele mesmo estabeleceu para sua vida.
2. Deus não faz apenas remendos em sua vida; ele faz de você um vaso novo (Jr 18.4). O oleiro não remendou o vaso que se lhe havia estragado nas mãos. Ele não se contentou com meias medidas. Ele fez um vaso novo. A obra de Deus em você é completa. Ele faz de você uma nova criatura. Ele não quer apenas uma reforma externa, um verniz de aparência. Ele quer dar-lhe uma nova vida, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova pátria. Deus tem para você uma vida nova, com novos gostos, novas preferências, novos alvos, novos sonhos, novos compromissos. A vida com Cristo é novidade de vida. É vida santa, é vida no altar, é vida cheia do Espírito, é vida abundante, maiúscula, superlativa, eterna. A obra de Cristo em você é um milagre extraordinário. Portanto, você deve despojar-se dos trapos da murmuração e revestir-se com as vestes de louvor. Você deve largar para trás o espírito angustiado e cobrir-se com roupagens de louvor e óleo de alegria.
3. Deus não faz de você um vaso segundo o seu querer, mas um vaso segundo o seu propósito soberano (Jr 18.4). Deus fez do vaso que se lhe havia estragado nas mãos um vaso novo, segundo bem lhe pareceu. A obra de Deus em você não é conforme os ditames da sua vontade, mas conforme os propósitos soberanos do próprio oleiro divino. Deus tem o melhor para você. Os planos de Deus para a sua vida são mais elevados do que os seus próprios sonhos. O projeto de Deus para a sua vida são mais altaneiros que os seus próprios projetos. A vontade de Deus e não a sua deve prevalecer em sua vida. Ele é o oleiro, e você o barro. Não é o barro que manda no oleiro; é o oleiro que molda o barro. O oleiro tem o direito de fazer do barro o que lhe aprouver. O oleiro divino que molda você é o mesmo que espalhou as estrelas no firmamento e o mesmo que lançou os fundamentos da terra. O oleiro divino está empenhado em esculpir em você a beleza de Jesus. Seu projeto eterno é transformar você à imagem do Rei da glória. Ele lhe predestinou para você ser conforme à imagem do seu Filho. Deus jamais desistirá desse projeto. Seus planos não podem ser frustrados. Se preciso for, ele vai quebrar o vaso e fazê-lo de novo. Mas, jamais vai desistir de fazer de você, um vaso de honra.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

COMBATA O BOM COMBATE

por Vincent Cheung
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo: Guarde este mandamento imaculado e irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. (1 Timóteo 6.11-16)
A vida cristã é um combate. Ora, um cristão pode lutar com dúvidas, temores, cobiças, perplexidades doutrinárias, e coisas semelhantes, e falando de um modo geral, isso faz parte da luta na qual todo crente se engaja. Ela tem a ver com o crescimento pessoal do indivíduo no conhecimento e na santificação. Mas nossa passagem está falando sobre o combate “da fé”, sobre a religião cristã como um sistema de pensamento e uma forma de vida, e seu progresso e proeminência no mundo. A passagem refere-se ao aspecto objetivo e público do combate.
A própria carta nos diz o que está envolvido neste combate. Paulo diz a Timóteo para “ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas”. Ele instrui os crentes a fazer orações e intercessões por todos os tipos de pessoas, incluindo aqueles em autoridade, de forma que possamos viver vidas pacíficas e tranquilas. Ele apresenta princípios para a seleção de presbíteros e diáconos. Adverte contra as doutrinas de demônios. Ele exorta Timóteo a entregar-se inteiramente à sua vida e doutrina. Seu progresso deve ter um efeito público. Paulo dá instruções sobre caridade, e aqui o combate é contra a negligência de viúvas por parentes, e contras viúvas ímpias reivindicando sustento por parte da igreja. Os presbíteros que realizam bem o seu trabalho devem ser bem pagos, especialmente aqueles cujo trabalho é pregar e ensinar, mas os presbíteros que pecam devem ser publicamente repreendidos.
O combate, portanto, é travado em favor “da fé” – para promover a sã doutrina, para estabelecer a ordem na igreja, para manter uma reputação excelente para o evangelho de Jesus Cristo, e para contra-atacar as influências más deste mundo. Há muita oposição contra a fé cristã. Há somente um caminho para Deus e para a salvação, mas o mundo inventa muitas alternativas para afastar as pessoas da verdade. Os não cristãos, ou ímpios, argumentam contra nós. Eles nos maltratam e nos perseguem. Eles tentam questionar cada um dos nossos esforços em dizer a verdade e praticar boas obras. Eles farão o que puderem para que comprometamos ou mesmo renunciemos a nossa fé. Combater pela fé significa que, mesmo em face de tudo isso, faremos “a boa confissão” e a sustentaremos.
Nosso modelo supremo é o Senhor Jesus Cristo, que fez “a boa confissão” quando testificou perante Pôncio Pilatos. Jesus disse que era um rei, que veio para este mundo a fim de testemunhar sobre a verdade, e que todos os que estão do lado da verdade o ouviriam (João 18.37). Como seus discípulos, mantemos essa mesma confissão perante a igreja e o mundo: Jesus Cristo é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele veio ao mundo e deu testemunho da verdade, e todos os que estão do lado da verdade ouvem o que ele disse. Na pregação da sua palavra, todos os que estão do lado da verdade concordarão e se submeterão, e todos os que não concordam e se submetem não estão do lado da verdade. Qualquer um que resista ao decreto do rei é um rebelde e um traidor. A penalidade é a execução. E sob o governo de Cristo, isso significa enxofre e o fogo do inferno.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

LINGUAGEM DO CORPO


1 Timóteo 2:8

Se você está passando por um problema difícil, decisão a ser tomada, ansiedade, fale com Deus, conte a Ele suas angústias. Falar com Deus? Isso mesmo.

Para falar com Deus, fazer sua oração não há necessidade de recorrer a ninguém, você mesmo pode ir direto a Deus, em nome de Jesus.

Alguns oram ajoelhados; outros levantam as mãos para cima; outros oram assentados ou deitados na cama, antes de dormir; alguns oram de olhos abertos e outros de olhos fechados. A posição não move o coração de Deus, mas sim a sinceridade do coração.

Jesus, diante do túmulo de Lázaro, fez uma oração olhando para cima; o profeta Elias, colocava a cabeça entre os joelhos para orar; Moises deitava de bruços para orar, numa atitude de muita humildade diante de Deus.

Dependendo da situação, das emoções, do tamanho da crise, a posição que tomamos em nossa oração a Deus revela nosso estado interior e nos ajuda a expressar o que vai em nosso coração.

Mas é bom lembrar: Deus não se impressiona com nossa postura, pois ele vê o coração.

Não deixe de orar; a oração nos faz ver a vida e o mundo pela perspectiva de Deus; ore em qualquer lugar, em qualquer tempo. Deus ouve e você saberá que Ele está próximo.   

Texto retirado do devocionário Clique Paz da LPC.



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PEDIDO DE SOCORRO

Desde o início do ano temos visto catástrofes naturais afetando ou matando vidas humanas como são os casos do Haiti e da Ilha Grande em Angra dos Reis. Quero me deter sobre esses dois casos, que têm diferenças e semelhanças. Dentre as diferenças destacam-se as proporções entre os desastres de Angra e do Haiti, como os panoramas vividos pelas respectivas vítimas. Em Angra, havia festa, fartura, prosperidade e esperança, enquanto no Haiti, desde antes, havia tristeza, fome, miséria, falta de esperança.
Se havia diferenças, também houve e há semelhanças, como destruição, medo, morte, solidariedade e pedidos de socorro. Quero me deter um pouco sobre esse último, pois apenas quem se sente em perigo pede socorro. Sem a consciência do perigo ou, mesmo sendo sabedor desse, mas pedindo ajuda a quem não pode ajudar, segue-se para a dor e a morte.
Diante de tal realidade, gostaria de refletir sobre o perigo iminente de morte espiritual a que muitos estão sujeitos, sem se darem conta da situação na qual estão inseridos, quaisquer que sejam seus contextos ou realidades: de festa ou tristeza, de fartura ou fome, de prosperidade ou miséria, de esperança ou falta de esperança no que será de suas vidas de carne e osso nesta Terra.
Como disse, sem haver noção do perigo, as pessoas continuarão caminhando para a morte. Sem que tenham consciência de que precisam de Deus, sem terem quem lhes pregue o Evangelho, sem crerem que só há um caminho para a salvação, continuarão sem Deus e irão para o inferno. Nesse caso, o azar não é só deles, mas Deus cobrará a responsabilidade que cabia a cada um de nós.
Mas não é só. Por vezes, a pessoa tem consciência de que sua vida é uma desgraça, sabe que está andando por caminhos de trevas, mas está pedindo ajuda a quem não pode ajudá-la. Pede-se ajuda às drogas (álcool, maconha, cocaína, crack, etc), pede-se ajuda ao consumismo desenfreado, pede-se ajuda ao misticismo, aos livros de auto-ajuda, à ciência, verdadeiros clamores por momentos de euforia passageira, mas que não são capazes de livrar do perigo e da morte espiritual. Na maioria das vezes não resolvem sequer o problema da morte material, mas a precipitam.
Já contei na igreja que li a transcrição da fala de um piloto com a torre durante uma viagem que terminou com um fatal acidente de aeronave de pequeno porte. A última expressão que se ouviu do piloto foi: Jesus! Talvez a expressão mais verdadeira, sincera, pura e forte dita por aquele homem. Algo próximo ao que ocorreu com um dos ladrões da cruz, que experimentou a morte física, mas lhe fora concedida a salvação eterna. Certamente invocou o nome que trazia consigo a única e última esperança da sua vida. Penso ter sido um grito de fé; a chave que conduziu aquele homem para a vida eterna, ainda que ele não fosse “crente”, não tivesse frequentado a igreja ou algo do gênero.
Informemos às pessoas que estão em perigo e lhes ensinemos a quem pedir socorro!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CUIDE BEM DE SUA FÉ

“Quem vai a Deus precisa crer que ele existe e que recompensa os que o procuram”
Hebreus 11:6

A fé é um bem extraordinário. Pois por meio da fé o impossível se torna possível. Somente pela fé você é capaz de crucificar o seu eu, dizer não à sua carne, obedecer a Deus, contemplar à distância o galardão, ver o invisível, tirar força da fraqueza e passar vitoriosamente pela prova de escárnios e açoites (Hb 11.4-40). Cuide muito bem de sua fé em Deus.

Alimente-a com a leitura da palavra: “A fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo” (Rm 10.17). Exercite-a a cada dia. Faça aquela curiosa e humilde oração do pai do jovem possesso: “Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé” (Mc 9.24). A fé o fará olhar firmemente para Jesus (Hb 12.2) e desviará a sua atenção da força dos ventos contrários.

Trate bem de sua fé agora, pois quando vier o que é perfeito, a fé se tornará desnecessária. Agora você não vê a Deus face a face, mas na eternidade e na nova terra, a visibilidade será total (1 Co 13.10-12). Então você poderá guardar a sua fé numa caixinha de jóias apenas como lembrança histórica e como troféu de muitas vitórias. Até que chegue este glorioso final, use plenamente esse maravilhoso dom de Deus.

Ore

“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti
“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti”
Isaías 26.3

Pense

Qualquer esforço para guardar a fé é altamente compensador.