"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 20 de março de 2010

ACASO

Eclesiastes 9:11-16

"Cheguei a conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, seja amor ou ódio, ninguém sabe" (Ec 9.1)

Você já parou para pensar como nem sempre as coisas vão bem para as pessoas boas? E como algumas pessoas que vivem fazendo o que é mau são bem sucedidas? Nosso texto fala um pouco sobre isso.

Nem sempre os mais velozes, fortes e prudentes são os vitoriosos. A Bíblia afirma que o sol nasce sobre justos e injustos. A chuva realmente não cai apenas na plantação dos fieis a Deus, e as tempestades não vêm apenas para o barco pirata.

O livro de Eclesiastes repete varias vezes a expressão “debaixo do sol”. Quando essas palavras aparecem, o escritor se refere aos acontecimentos e à vida neste mundo – uma forma de mostrar a diferença entre esta vida e a vida e a vida no céu.

No céu, os filhos de Deus verão o fim de suas dores e limitações. Deus afirma em Apocalipse que Ele enxugará dos olhos toda lágrima. Mas enquanto vivemos aqui neste mundo, alegria e tristeza se alternam.

O versículo11 do nosso texto diz que “Tudo depende do tempo e do acaso”. A palavra acaso aqui quer dizer que Deus ordena os acontecimentos de maneira inesperada para nós e até parecem desordenados conforme a nossa maneira de pensar. Ninguém sabe o que acontecerá amanhã.

Isso não significa que tanto faz ser uma pessoa boa ou má. É claro que devemos ser prudentes, estudiosos e trabalhadores, e buscar fazer o bem. Mas não podemos pensar que com isso só acontecerão coisas boas em nossa vida.

Da mesma forma podemos ter uma alimentação saudável e ainda assim contrair uma doença grave. Posso ser um ótimo trabalhador e perder o emprego, ser um bom cristão e passar por aflições.

Mesmo não entendendo por que passamos por algumas dificuldades, podemos saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rom 8:28). Não conhecemos o propósito de tudo, mas podemos confiar em Deus, o autor da nossa vida. – HSG

As dores são temporárias, e a alegria será eterna.

Pão Diário 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário